Editoral Newsletter Março

Caros membros e amigos.
É com enorme prazer nosso que vos saudamos pela primeira vez neste ano de 2019.

Temos muitas novidades. A CCLBL ganhou uma representante no Porto, a Isabel Fernandes de Oliveira. A Isabel é, desde o início desta ano, a representante da CCLBL, no Porto, e contamos com o seu enorme e generoso apoio e disponibilidade. Internamente, contamos também com a Constança Troni, que, desde Outubro de 2018, tem vindo a assistir a CCLBL nas suas múltiplas facetas, encantando todos com a sua simpatia e eficiência. Obrigada a ambas!

A nossa Câmara de Comércio tem, desde o início deste ano, escritórios na Praça das Indústrias, em Lisboa, mantendo a sua sede junto dos escritórios de um dos seus mais antigos membros, a CAVAN, a quem agradece muito todo o apoio que tem prestado à CCLBL.

Destacamos ainda a nossa adesão à plataforma BeConnected, uma plataforma digital, que assiste empresas na internacionalização, através do acesso fácil a novos mercados. Será já no dia 19 de Março o seu lançamento. Convidamos todos e todas ao evento de lançamento, na AIP, em Lisboa.

Convidamos todos, ainda, ao Porto, para a apresentação da Isabel, enquanto representante da CCLBL. Este nosso evento será já no próximo dia 15 de março. Aqui, é de salientar que, para celebrar a centenária relação comercial entre a Bélgica e o norte de Portugal, estamos a organizar, no próximo dia 20 de março, um Pequeno Almoço Debate, dedicado ao tema, no Hotel Pestana Porto – A Brasileira. Convido-vos a estar presentes e a participarem.

Estamos ainda presentes no evento Alimentaria & Horexpo, Lisboa 2019, a maior plataforma de negócios para os sectores da alimentação, distribuição e hotelaria em Portugal, contado com uma forte adesão de empresas membros e não membros.

Estivemos, recentemente, presentes no Leiria Exportador, no dia 26 do mês passado, muito bem representados pela Constança. Para quem não saiba ainda, o Leiria Exportador tem por objetivo apoiar o processo de internacionalização das empresas da região centro.

Reforçamos ainda, as nossas parcerias do Clube CCLBL, clube privilegiado de acesso a um grupo restrito de vantagens e descontos, nas mais diversas áreas, para membros da nossa Câmara de Comércio. Espero que possam usufruir.

Finalmente, damos as boas vindas aos novos membros da CCLBL. É com enorme prazer nosso que vos saudamos!

Há ainda um enorme potencial por explorar, quer nos mercados belga e luxemburgueses, localizados no centro da Europa, como no de Portugal, tradicionalmente aberto para todo o mundo. Nestes 100 anos de existência temos a destacar vários momentos relevantes, mas é de salientar o caracter bilateral da nossa Câmara de Comércio, com o reconhecimento de entidade de utilidade pública. A CCLBL é um apoio fundamental das relações comerciais entre os três países que representamos. Temos sabido adaptar rapidamente às novas realidades e temos sabido vencer muitos desafios. Mas ainda temos muito a fazer. Como diz a Comissão,« o mercado único é uma das principais conquistas do projeto europeu, tendo permitido à Europa tornar-se um dos locais mais apetecíveis do mundo para viver e fazer negócios. Nos últimos 25 anos, o mercado único foi determinante para aumentar a prosperidade e a riqueza dos cidadãos da União Europeia. Ao proporcionar às empresas acesso a um mercado maior e mais competitivo, suprimindo os obstáculos que impedem o seu crescimento e entravam os seus esforços para inovar e crescer, fomentou a competitividade das empresas europeias. Em virtude da sua diversificação, ajudou a melhorar a resiliência da economia europeia e da União Económica e Monetária. (…). Embora os resultados obtidos sejam significativos, o mercado único requer, e requererá sempre, esforços para o conservar e desenvolver. Para poder ser uma fonte de crescimento e de oportunidades para os cidadãos e as empresas, precisa de se adaptar à evolução e aos novos desafios. »

 

Maria Eduarda de Lemos Godinho